Baixe o guia completo para reduzir a inadimplência no seu negócio e um modelo de régua de cobrança exclusivo
Sabemos que a tarefa de cobrar clientes costuma ser desafiadora e desgastante. Por outro lado, ela é extremamente necessária para reduzir a inadimplência e garantir a sobrevivência das empresas.
A boa notícia é que seu processo de cobrança pode ser muito mais eficaz e descomplicado. Neste ebook exclusivo, você vai aprender com quem entende do assunto e descobrir:
Se você chegou aqui ainda cheio de dúvidas sobre esse tema, não se preocupe. Vamos adiantar alguns pontos que tornarão a leitura do e-book ainda mais proveitosa. Por definição, a gestão de cobrança nada mais do que o gerenciamento de todos os valores em aberto que uma empresa tem para receber. Ter o controle sobre as entradas do fluxo de caixa é tão importante quanto ter na ponta do lápis todas as saídas.
Além disso, administrar os pagamentos de clientes desde o momento em que a venda foi efetuada é uma estratégia para combater a inadimplência. Você sabia que não é preciso esperar até que um pagamento esteja atrasado para fazer o primeiro contato com o cliente? Essa é a primeira etapa da gestão de cobrança e acredite, simples lembretes de vencimento são capazes de fazer uma grande diferença nas taxas de inadimplência.
Porém, quando as ações preventivas não conseguem evitar o atraso, entram em ação as etapas de negociação e renegociação para recuperação de crédito. Dessa forma, a grande vantagem de adotar um sistema de gestão de cobrança é ter todas as informações de clientes organizadas para as estratégias e ações possam ser adotadas no tempo certo.
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“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” – Guilherme Silva
De maneira geral, é possível resumir a gestão de cobrança em três partes: comunicação pré-vencimento, no dia do vencimento e depois do vencimento. O tom de cada mensagem deverá seguir o momento em que o cliente se encontra. Além disso, os prazos e meios utilizados para esse contato variam de acordo com o tipo de negócio.
Os lembretes de pagamento podem ser enviados via SMS ou e-mail, enquanto o contato após vencimento também pode ser realizado via telefone, por exemplo. Desse modo, você precisa selecionar e organizar quais canais são adequados para estabelecer a comunicação com o seu cliente.
Uma ferramenta muito útil para esse processo de organização é a régua de cobrança. Como o nome sugere, trata-se de uma espécie de linha do tempo que contém todos os prazos e mensagens que serão enviados para os clientes até que o pagamento seja recebido.
A sua régua de cobrança deve ser dividida em etapas e se parecer com este modelo:
Antes do vencimento
Depois do vencimento
A organização desse sistema torna o processo de cobrança muito mais prático e eficiente, controlando a taxa de inadimplência da sua empresa.
O tempo do empreendedor é precioso demais para ser gasto em tarefas manuais, repetitivas e pouco estratégicas. Com a cobrança automatizada, você evita que os seus clientes atrasem os pagamentos e ainda melhora o relacionamento com eles.
Este material também vai te ajudar a entender como a tecnologia e os meios de pagamentos podem auxiliar seu empreendimento a ter mais praticidade na gestão e acompanhamento das cobranças. Aprenda hoje mesmo a manter os recebimentos em dia para garantir um fluxo de caixa saudável. Aproveite!
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