Aprenda a criar estratégias de vendas, exposição de marca e comunicação com o cliente usando as redes socias
O uso das redes sociais já faz tão parte do dia a dia de empresas e clientes que elas influenciam até na decisão de compra dos consumidores. Checar os perfis corporativos para avaliar a credibilidade das marcas e olhar os comentários já virou rotina, por isso o marketing nas redes sociais é tão importante.
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Hoje em dia, existem diversas formas de utilizar as redes sociais em benefício das empresas. De acordo com um estudo da We are Social em parceria com a Hootsuite, 4,20 bilhões de usuários fazem uso de mídias sociais no mundo e o Brasil é o terceiro no ranking de países que passam mais tempo nas redes. Para as empresas que desejam se aventurar nos meios digitais, existe aqui um mar de oportunidades.
Nesse sentido, o primeiro passo para criar uma estratégia de marketing nas redes sociais é definir qual será o objetivo do plano de ação. Isso porque as redes sociais podem ser usadas para diversos fins, como:
Cada um desses objetivos exige um planejamento diferente em relação ao tipo de conteúdo a ser postado, sua frequência e também às métricas que serão mais importantes para medir a efetividade da estratégia. Isso não quer dizer que somente um objetivo pode ser alcançado por vez, mas é importante que você tenha em mente quais são as prioridades para a sua em empresa em cada momento. Assim, você terá um senso real das ações que estão funcionando ou não, já que estará olhando para os dados que realmente importam.
Embora existam diferentes objetivos para o uso das redes sociais, alguns passos são indispensáveis para qualquer estratégia. Se o seu negócio ainda está começando, a boa notícia é que você não precisa ser um especialista em marketing digital para começar a das os primeiros passos.
Entender o seu público é fundamental para qualquer estratégia de marketing. Afinal, você precisa saber com quem está se comunicando para conseguir produzir conteúdos efetivos.
Algumas dicas podem ajudar nesse sentido, como utilizar as métricas das próprias redes sociais em relação às pessoas que te seguem. Você pode observar os dados sobre faixa etária, gênero, horário de maior utilização da rede social, localização e interesses. Isso te ajudar escolher qual linguagem utilizar e quais formatos de conteúdo criar.
Se você quer saber características e gostos mais específicos do seu público, é possível também rodar pesquisas por meio do Google Forms ou enquetes nos stories do próprio Instagram mesmo, por exemplo.
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Independentemente da rede social que o seu negócio tem, a apresentação da empresa precisa ser clara. O público precisa entender muito rapidamente o que a sua marca faz e como ela pode resolver os problemas ou suprir as necessidades que aquela pessoa tem.
Para te ajudar nesse processo, é importante definir sua proposta de valor. Resumidamente, ela consiste em explicar de forma clara e sucinta qual a transformação e quais os benefícios as pessoas terão ao comprar da sua empresa.
A proposta de valor norteia toda a sua comunicação, inclusive, nas redes sociais. Sabe a bio do instagram e a descrição na página do Youtube ou do Facebook? Esses espaços devem ser usados de forma estratégica para dar destaque às informações essenciais para o seu negócio, facilitando a compreensão do futuro cliente.
Quando falamos de redes sociais, é muito comum ouvir sobre as métricas de vaidade, que são indicadores aparentemente bons, mas que não dizem muito em relação à performance do seu negócio ou não impactam nas vendas.
Por isso, não se apegue a todos os números. Você deve acompanhar as métricas mais ligadas ao seu objetivo. Por exemplo, se você quer entender o interesse das pessoas no seu conteúdo, um bom indicador pode ser a quantidade de posts salvos no Instagram ou no Facebook, ou ainda o número de curtidas.
As métricas são fundamentais para entender a eficiência das estratégias de marketing adotadas e definir os próximos objetivos. Além disso, elas precisam estar associadas às suas metas. Se a sua marca quer analisar o nível de recomendação entre os clientes, por exemplo, os indicadores de compartilhamento podem ser um fator para compor a análise.
Também é importante verificar se os CTAs dos posts estão sendo eficientes. Por exemplo, se ao final de uma postagem, você pedir para as pessoas salvarem o post, é preciso verificar se a sua comunicação atingiu o objetivo, a partir da análise dos salvamentos.
E aprenda a usar as redes sociais para impulsionar os resultados da sua empresa. Não existe momento quando se trata de Marketing nas Redes sociais.
Você pode começar sem ter uma agência e com pouco ou nenhum investimento em anúncios. Nosso ebook vai te ajudar com dicas valiosas para tirar as ideias do papel e alcançar os resultados que a sua empresa busca.
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