Aprenda a montar uma estratégia de marketing digital na terceira rede social mais usada no Brasil
Preparamos este ebook para você! Trabalhar marketing digital no Instagram é sinônimo de liberdade para muitos negócios, já que essa rede social traz diversas oportunidades para as empresas.
De acordo com um estudo realizado pela OpinionBox, o Brasil é o segundo no ranking de países com mais usuários no Instagram. Dentro da amostra, 92% das pessoas entrevistadas afirmaram que entram na rede pelo menos uma vez por dia.
Se trabalhar a presença digital das empresas já estava em alta, criar uma estratégia de marketing para Instagram pode ser considerado um requisito básico. Clique no botão para baixar o ebook e aprender como criar uma estratégia eficiente.
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O primeiro passo para começar sua estratégia de marketing no Instagram é criar uma conta corporativa para a sua marca utilizando o Instagram for Business. Essa modalidade traz funcionalidades específicas para as empresas divulgarem e venderem seus produtos.
Depois de criar a conta, você já pode começar a trabalhar na estratégia. Pensando nos negócios de forma geral, o Instagram é uma rede social bastante flexível, que pode ser utilizada para diferentes objetivos:
Mas mesmo que você tenha mais de um objetivo com essa rede social, é preciso que todos os planos de ação estejam alinhados. Por isso, o primeiro passo de qualquer estratégia de marketing para Instagram é planejamento. Acompanhe abaixo todos os passos do processo.
Podemos dizer que a etapa de planejamento também se divide em 3 partes: segmentação do público, definição de metas e planejamento de conteúdo. Nesse sentido, para começar a sua estratégia, você precisa saber quem é o seu público, como ele gosta de se comunicar, que linguagem entende, quais canais mais utiliza, quais são os seus gostos, desejos e necessidades.
Além disso, outros dados pessoais e comportamentais também são importantes, como faixa etária, gênero, localização, interesses e horários de mais acesso ao Instagram. Essas informações vão te ajudar a escolher qual linguagem usar, quais formatos de conteúdo publicar e quais gatilhos poderão ser usados para melhor direcionar a audiência a fazer uma ação.
Feito isso, você precisará escolher qual será o objetivo do seu Instagram e quais metas deverão ser alcançadas. Lembra que existem diversas possibilidades de uso do canal? Definir um objetivo (ou mais, se for possível executá-los ao mesmo tempo) é importante para que você consiga otimizar os esforços e efetivamente consiga ver resultados.
Atirar para todos os lados, como dizem por aí, pode fazer com que sua empresa perca ótimas oportunidades e você acabe se frustrando com a ferramenta. Quando você tem clareza sobre o que quer alcançar com o seu marketing no Instagram, fica muito mais fácil selecionar o que postar, podendo até mesmo aproveitar trends que conversem com a sua audiência.
Depois de planejar, é hora de colocar a mão na massa! A execução das suas estratégias de marketing para Instagram é fundamental para conquistar os objetivos definidos na etapa de planejamento.
E não pense que você precisa de um grande investimento financeiro para começar ou saber tudo sobre redes sociais. Com disposição, trabalho duro e algum conhecimento, você já consegue dar os primeiros passos e ver os resultados parecendo.
O Instagram oferece diversos formatos de posts, por isso é importante decidir o que será postado no seu feed, nos stories, nos reels, em transmissões ao vivo e nos destaques. Não utilize o espaço do feed apenas para promover os seus produtos porque isso pode cansar os seguidores.
O ideal é fazer uma mescla de conteúdos. Você pode criar posts com dicas relevantes para o seu público, ter informações sobre a sua marca (como horários especiais de funcionamento e premiações) e também mostrar os seus produtos, é claro. Tenha sempre em mente que o conteúdo deve ser postado para que a sua empresa atinja as metas, sejam elas de vendas, exposição de marca ou atendimento ao cliente.
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Com o planejamento alinhado e as postagens em dia, é hora de analisar os seus resultados e avaliar a eficiência das suas estratégias de marketing para o Instagram.
O primeiro ponto é que a análise de resultados deve estar relacionada às metas estabelecidas na etapa de planejamento. Isso ajuda a ter foco na sua avaliação. Afinal, grandes números podem parecer sinal de sucesso, mas nem todos serão relevantes para o seu negócio e é preciso saber olhar para isso.
As métricas são grandes aliadas das empresas que estão no Instagram. Elas ajudam a avaliar as estratégias na plataforma e a melhorar rapidamente o que não está funcionando como o esperado. Mas nem todas as métricas servem para todos os objetivos.
Olhar os números errados pode confundir as análises e levar a falsas sensações de sucesso. Por isso, preste atenção somente nos indicadores relacionados com a meta.
A internet se tornou o caminho mais viável para se manter próximo de clientes e o Instagram pode ser o canal certo para a sua empresa fazer isso com o seu público.
Não dá mais para ficar parado ou esperando um orçamento maior para investir em marketing digital.
Nosso ebook vai te ajudar com dicas valiosas para tirar as ideias do papel e alcançar os resultados que a sua empresa busca.
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