Passo a passo completo para te ajudar a abrir um CNPJ e regularizar o trabalho da sua empresa
As jornadas empreendedoras começam por diversos motivos e cada vez mais pessoas se aventuram nesse caminho. De acordo com o Boletim Mapa de Empresas, do Ministério da Economia, mais de 4 milhões de empresas foram abertas no Brasil em 2021. Esse número representa um aumento de 19% em relação a 2020.
Com o crescimento do número de pessoas empreendedoras também aumentam as dúvidas sobre como abrir uma empresa e o que é necessário para obter um CNPJ. Se você também escolheu essa jornada e se encontra perdido, pode respirar fundo. Preparamos um conteúdo completo para te ajudar no processo. Clique no botão para baixar o nosso guia.
Na Cora, os boletos são completamente livres de tarifas, tanto na emissão quanto na compensação
O primeiro passo para abrir uma empresa é definir as atividades que seu negócio vai realizar. Essa definição deve ser feita a partir da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).
Cada atividade possui um código único, conhecido como código CNAE. Toda empresa pode ter uma atividade econômica principal e atividades secundárias, ou seja, qualquer CNPJ pode ter mais de um código CNAE, contanto que a atividade principal seja aquela que gera o maior faturamento para a empresa. No caso do MEI (MIcroempreendedor Individual), por exemplo, é possível escolher uma atividade principal e até 15 atividades secundárias.
A escolha das atividades econômicas precisa ser feita com muito cuidado, por isso o primeiro passo para abrir uma empresa é colocar no papel todos os produtos, mercadorias ou serviços que você vai oferecer. A partir dessa lista, você consegue procurar a CNAE mais adequada para o seu CNPJ.
O porte da empresa vai definir o limite de faturamento anual do negócio e número máximo de pessoas funcionárias que poderão ser contratadas. No Brasil, os três principais portes de empresa são:
Embora seja possível migrar a empresa para outro porte, a escolha certa na hora de abrir evita enfrentar burocracia. Por isso, é recomendável analisar com cuidado a previsão de receita para escolher o porte mais adequado no momento da abertura. Muitas pessoas empreendedoras escolhem o MEI pela facilidade de abertura, mas acabam estourando o limite de faturamento logo nos primeiros meses, sendo obrigadas a fazer o desenquadramento, por exemplo.
Natureza jurídica é o que se costuma chamar de “tipo de empresa”. Um dos fatores a considerar nessa escolha é se a empresa vai ser aberta com sócios ou não.
Se a resposta for positiva, as opções principais são a Sociedade Empresária Limitada e a Sociedade Simples Limitada. Já para a pessoa empreendedora que vai abrir uma empresa sozinha, as principais opções são o Empresário Individual e a Sociedade Limitada Unipessoal.
De forma simplificada, regime tributário é o conjunto de normas que estabelece quais são os impostos pagos pelas empresas e como o pagamento dos tributos ao governo é feito.
Em alguns casos, o enquadramento em um regime tributário é obrigatório, devido ao faturamento e atividades da empresa. Mas, quando isso não ocorre, é possível escolher, considerando em qual regime a empresa terá menos gastos com o pagamento de tributos. Existem três regimes tributários principais no Brasil: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.
Para saber mais sobre o assunto, você pode conferir o vídeo que preparamos sobre o assunto.
Este é o momento de, de fato, abrir a empresa, obtendo assim a inscrição no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e o registro no órgão responsável, que na maioria das vezes é a Junta Comercial do estado onde a empresa vai funcionar.
Mas, antes de realizar os procedimentos de abertura, é necessário providenciar os documentos básicos e informações que serão exigidos:
Das naturezas jurídicas detalhadas no passo 3, a Sociedade Simples Limitada e o MEI não exigem registro na Junta Comercial. Para empresas com natureza jurídica de Empresário Individual, Sociedade Limitada Empresária e Sociedade Limitada Unipessoal, o processo de abertura segue alguns passos importantes.
Antes de mais, é preciso fazer o pedido de viabilidade pelo site da Junta Comercial do estado onde a empresa será aberta. O processo verifica se as atividades da empresa podem ser exercidas no endereço onde ela irá funcionar. Por isso, é fundamental já ter definido as atividades da empresa com os respectivos códigos CNAE.
A viabilidade serve ainda para analisar se o nome pretendido para a empresa está disponível ou se já está em uso por outra empresa. Em geral, é necessário fornecer três opções de nome.
Vale dizer que nem todas empresas precisam passar pela análise prévia de viabilidade. É preciso se informar no site da Junta Comercial sobre os critérios de dispensa, que mudam conforme o estado.
Feito isso, a empresa será incluída no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) da Receita Federal por meio do Documento Básico de Entrada (DBE) e as pessoas empresárias já podem elaborar o contrato social da empresa.
O documento deverá ser registrado na Junta Comercial e as devidas taxas deverão ser recolhidas. Os valores variam conforme o estado, por isso é necessário verificar as informações diretamente com o órgão responsável da localidade.
Por fim, pode ser que a empresa precise de certificados e licenças específicas para seu funcionamento. As exigências variam conforme o local e as atividades da empresa. Alguns exemplos são o certificado do Corpo de Bombeiros, licença ambiental e licença da Vigilância Sanitária.
Como você viu, formalizar um negócio é um processo que envolve diversas etapas, passando pela decisão de empreender com ou sem sócios, escolher o tipo de CNPJ e regime tributário da empresa.
Trouxemos aqui uma visão geral das etapas, mas se você quer saber mais sobre como abrir uma empresa, baixe o ebook gratuitamente.
Nosso guia vai te oferecer um passo a passo eficaz para você conseguir obter o seu CNPJ e aproveitar todas as vantagens atreladas a ele.
Cora Sociedade de Crédito Direto S.A – 37.880.206/0001-63
Cora Tecnologia LTDA – 34.052.649/0001-78.
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2954 – Cj. 72 – Jardim Paulistano – São Paulo
Preencha o formulário para receber o material gratuitamente em seu e-mail.