Tudo o que você precisa saber para abrir um processo seletivo
Se a rotina da sua empresa conta apenas com você e seus sócios, é possível que as dúvidas sobre como contratar funcionários já tenham te impedido de abrir um processo seletivo.
Pequenas e médias empresas costumam ter pouca familiaridade com assunto de RH, por isso o processo de contratação parece ser muito mais complexo do que ele realmente é.
Este ebook foi preparado para tornar essa tarefa menos complicada. Vamos te guiar por todas as etapas, passando pelos pontos mais básicos até chegar nas questões técnicas da contratação.
Um processo seletivo bem estruturado garante para a sua empresa economia de recursos e maiores chances de acertar na escolha da pessoa candidata.
Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no importa: no seu negócio.
“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” – Guilherme Silva
Antes de dar início ao processo seletivo, é importante ter em mente alguns pontos importantes. O primeiro deles é compreender que as leis trabalhistas no Brasil são bastante complexas e ignorar essas obrigações legais acarreta sérios problemas para empresa. Por isso, se você não tem familiaridade com o tema, contar com o apoio de um profissional de RH (recursos humanos) vai tornar tudo mais fácil.
O segundo aspecto importante é ter clareza. Para garantir que a sua empresa tem as condições necessárias para arcar com as despesas da folha de pagamento, você precisa ter um controle financeiro rigoroso. Saber exatamente qual é o seu faturamento, margem de lucro e o total de custos mensais da empresa é indispensável.
Além disso, também é preciso ter clareza sobre as necessidades do negócio. Qual é o profissional que você precisa? Qual é a formação acadêmica necessária? Qual nível de experiência será exigido? Quais habilidades técnicas são pré-requisitos para a vaga? Qual é o valor do salário a ser ofertado? E os benefícios? O quão urgente é a contratação?
Todas essas questões precisam ser respondidas antes do anúncio da vaga, pois assim, as chances de você contratar a pessoa certa aumentam. Feito isso, é interessante que você também observe os seguintes pontos.
Antes de iniciar um processo seletivo, é importante estar atualizado sobre as demandas do mercado. Uma ferramenta como o LinkedIn pode te ajudar a entender o cenário atual da vaga a ser anunciada em sua empresa.
Para saber como contratar funcionários, vale se colocar na posição de um pessoa candidata e pesquisar pelas vagas em aberto para verificar o que as outras empresas têm oferecido e exigido em seus anúncios.
Isso vai te ajudar a deixar a sua vaga alinhada com a realidade e atraente para as melhores pessoas candidatas.
Depois de traçar o perfil de pessoa candidata que a sua empresa precisa, o próximo passo é pensar em prazos. Pense no volume de trabalho que você tem no momento e qual seria a data ideal para essa pessoa começar. Isso será importante para a priorização das etapas do processo seletivo.
Se o preenchimento da vaga não for tão urgente, você pode considerar um tempo maior de anúncio da vaga e seleção dos currículos. Caso contrário, é possível encurtar essa etapa inicial.
Nesse momento, é importante que você tenha o calendário da empresa em mãos para realizar as projeções corretamente, mas tenha em mente que as datas precisam ter certa flexibilidade.
Não é recomendável construir um cronograma de execução com datas fixas e inviáveis. Imprevistos podem acontecer e nem sempre será possível conciliar a sua agenda com a disponibilidade de horário das pessoas candidatas
Não existe fórmula mágica para aprender como contratar funcionários, afinal, lidar com pessoas exige um aprendizado constante. Mas o primeiro passo para criar um processo seletivo de sucesso é ter em mente que tão importante quanto definir o perfil de pessoa a ser contratada, é saber o lugar certo para encontrá-la. De nada adianta ter clareza sobre qual profissional sua empresa precisa se você não souber como trazê-lo para o seu quadro de funcionários.
Atualmente, existem diversas formas de anunciar uma vaga de emprego, como agências, plataformas (sistemas) de recrutamento e até mesmo as redes sociais. A definição dos canais dependerá do orçamento disponível e do perfil do profissional a ser contratado. O seu anúncio deve estar nos meios de comunicação mais utilizados por essa pessoa, assim a sua mensagem chegará até ela.
Depois de escolher os canais e anunciar a vaga, é hora de realizar a triagem dos currículos e portfólios. No momento de seleção dos currículos que vão avançar para a próxima fase, é importante ter claro quais serão os critérios utilizados para filtrar as pessoas candidatas.
Isso vai ajudar na otimização do seu processo, já que deverão ser selecionados apenas os perfis mais alinhados com o cargo. Quanto maior for esse alinhamento, menor será o número de pessoas selecionadas e, consequentemente, menor o tempo reservado na agenda para realização das entrevistas.
Uma dica legal para realizar uma triagem eficiente de currículos é destacar os pontos mais interessantes sobre a pessoa candidata. Assim, conforme ela for avançando para as próximas etapas, fica mais fácil identificá-la em meio aos demais.
As fases de testes e dinâmicas precisam ser criadas de acordo com as características da vaga. Ou seja, tenha em mente que os testes precisam estar relacionados com a rotina de trabalho e com as funções que aquela pessoa vai desempenhar se for contratada.
Existem diversas maneiras de realizar a avaliação técnica, basta apenas escolher quais testes estão mais alinhados com o cargo em questão. Testes prontos de lógica podem ser uma perda de tempo se você estiver buscando por um profissional para cuidar das suas redes sociais, por exemplo.
Se você está precisando de um profissional para cuidar do marketing da sua empresa, um bom teste seria a criação de uma estratégia de comunicação ou uma campanha para uma data comemorativa.
Caso a vaga exija alguma caraterística específica, como inglês fluente para lidar com clientes, vale realizar uma dinâmica de conversão e até mesmo um teste escrito. Algumas pessoas empreendedoras optam por realizar dinâmicas em grupos para detectar perfis de liderança e pró-atividade.
A fase de entrevista deve ser a última etapa do processo e nesse momento, é fundamental se preparar para o papo com as pessoas candidatas. Uma boa ideia para garantir que nenhuma pergunta seja esquecida é fazer uma lista com todos os tópicos a serem abordados. Assim, é possível seguir um roteiro sem deixar nada de fora.
Também é interessante ter em mãos o currículo, portfólio e testes aplicados para eventuais consultas. Lembre-se de que esse momento de contato mais direto também é o espaço para você conhecer a pessoa candidata, validar as informações do currículo e confirmar as hipóteses criadas na triagem inicial.
Aproveite esse momento para analisar como a pessoa se comunica, como se comporta, como expõe suas experiências e até mesmo como formula as respostas das perguntas.
Terminado o processo de entrevistas, é hora de escolher a pessoa que ocupará a vaga da sua empresa. Para alguns, essa é a parte mais difícil, já que mais de um perfil pode ter se destacado.
Ao selecionar o seu futuro colaborador, tente marcar uma conversa ao vivo, como chamada de telefone ou até vídeo chamada. Além de ser um meio mais pessoal de entregar as boas notícias, também é uma ótima experiência para você presenciar a reação desse profissional.
Depois de selecionar a pessoa para ocupar a posição, é interessante enviar um feedback para aquelas que não foram selecionadas. Além de demonstrar empatia e respeito, essa ação é uma forma de ajudar os profissionais em processos seletivos futuros.
O processo seletivo deve ser pensado para oferecer a melhor experiência possível para quem participa dele. Ao estabelecer uma relação positiva com esses profissionais, você deixa aberta a possibilidade deles concorrerem a novas vagas no futuro e ainda abre a oportunidade dessas pessoas se tornarem clientes.
Processos seletivos podem parecer complexos, mas com planejamento, paciência e organização é possível encontrar o candidato ideal para a sua empresa.
Não deixe de buscar o apoio de profissionais de RH, DP e contabilidade para te auxiliar com as etapas mais técnicas e burocráticas.
Se você quiser conferir mais dicas, baixe agora mesmo o nosso Guia Prático para Contratar Funcionários e domine o processo seletivo da sua empresa.
Preencha o formulário para receber o material gratuitamente em seu e-mail.