Ebook Fidelização de Clientes

Aprenda a fidelizar clientes e garanta receita recorrente para a sua empresa

Fidelização de clientes

Conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que manter um que já faz negócio com a sua empresa

Você sabia? Por isso a fidelização de clientes é tão importante para qualquer empresa. Atrair um novo comprador exige uma série de medidas e estratégias que demandam investimentos financeiros e tempo, já que para converter um novo lead em cliente é preciso apresentar a empresa primeiro e depois conduzir a pessoa pelo funil de vendas.

Clientes que já realizaram pelo menos uma compra e tiveram uma boa experiência levam muito menos tempo para comprar novamente, otimizando os esforços do time comercial. Se você ainda não sabe como engajar seus clientes para manter uma base ativa, esse ebook vai te ajudar. Clique no botão para acessar o material gratuitamente.

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Por que a fidelização de clientes é importante?

A fidelização de clientes consiste em um grupo de ações que ajudam a manter os clientes ativos na base da empresa, ou seja efetuando compras recorrentes. Desse modo, fidelizar clientes é uma forma de garantir entradas constantes no caixa da empresa.

Mas mais do que fazer as vendas acontecerem, as estratégias de fidelização devem ser pensadas para que os clientes também se tornem promotores da marca. Ou seja, as pessoas precisam ser estimuladas a falar bem do produto ou serviço e ainda recomendar a empresa para outros consumidores. 

Assim, esses clientes não apenas contribuem para uma receita recorrente como também auxiliam na expansão das vendas com um marketing boca a boca. 

Dito isso, podemos concluir que para fidelizar clientes é preciso investir na jornada de compra do consumidor, oferecendo a melhor experiência possível em todas as etapas do processo.

Entendendo a jornada de compra do seu público

O primeiro passo do processo de fidelização de clientes é entender a jornada de compra do seu público. Para cada segmento, existe um tempo específico entre o momento em que o cliente toma conhecimento sobre uma empresa até a sua tomada de decisão sobre a compra. 

Por isso, é fundamental saber como esse processo acontece na sua empresa para você conseguir adequar o seu funil de vendas. Se você não está familiarizado com o tema, não se desespere.

De forma simples, podemos dizer que o funil de vendas é todo o caminho que o futuro cliente vai percorrer até realizar uma compra. Esse funil é feito de etapas e cada uma delas deve ser pensada com um foco diferente.

Entretanto, todas as fases do funil precisam trabalhar em conjunto, pois levarão ao propósito de gerar rentabilidade para o negócio. Via de regra, o funil de vendas é composto por três degraus: Aprendizado e descoberta (topo)Reconhecimento do Problema e Consideração da Solução (meio); e Decisão de compra (fundo). 

Sabendo dessas etapas, vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma delas e como sua estratégia deve ser pensada em cada estágio.

Topo do Funil

O topo do funil é a etapa que permite você identificar como a sua persona começa a jornada de compra dela. 

Quando a persona se encontra no início do funil de vendas, ela está buscando conhecimento. Neste momento, ela ainda não pensa – ou nem sabe que precisa – na solução que a sua empresa oferece. 

Por isso, crie uma comunicação que atraia a persona para seus canais e faça com que ela se identifique e siga buscando informações, até chegar o momento de entrar em contato diretamente com a empresa.  

Lembrando que: Persona é perfil real do seu cliente ideal. Esse perfil é construído a partir de pesquisas e análises de pessoas que já consomem seu produto ou serviço, ou daquele público que se identifica com o que você vende. 

Quando você sabe quem é a sua persona, o tipo de obstáculo que ela enfrenta e as soluções que procura, consegue traçar estratégias que realmente funcionam e melhoram a sua comunicação como um todo. 

 

É no topo do funil de aquisição de clientes que você passará o máximo de informações sobre o contexto em que a sua solução está inserida, sem mencioná-la diretamente.

Dessa forma, tudo o que é comunicado em seus canais, se tornará visível para a persona e a atrai cada vez mais para suas páginas. O conteúdo gerado pode ser um texto de blog, um post nas redes sociais, uma live, um vídeo no Youtube, entre outros.

Meio de funil

Com o conteúdo de qualidade que estará em seus canais, a persona não demora para fazer o primeiro contato e se tornar um lead.

Nessa etapa da conversão é preciso pensar em ofertas que atraiam o consumidor. Apenas mostrar as vantagens da sua empresa pode não despertar o interesse nesse primeiro momento.

Isso também não significa que os conteúdos devem parar! Você precisa continuar alimentando seus canais, mas agora com um material mais específico, como um e-book ou webinar sobre a sua área de atuação.

Somente quando os leads já demonstram um nível de interesse maior com a marca é que podem passar para o fundo de funil e abordagem de vendas.

Fundo de funil

Para que seu lead chegue até essa etapa do funil de aquisição de clientes, ele precisa já ter pensado na solução que procura e ter entendido que o seu produto pode resolver aquela questão.

É no fundo do funil, que o lead considera fechar negócio. Assim como no meio do funil, é preciso ofertas atrativas para que ele dê preferência para a sua empresa.

É o momento de colocá-lo em contato com a sua equipe de vendas. Esses responsáveis saberão persuadir da forma mais saudável o lead e fechar o negócio.

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Encontre o equilíbrio entre aquisição e fidelização de clientes

Captação e fidelização de clientes são dois lados de uma mesma moeda. Todas as estratégias postas em prática precisam estar alinhadas, assim os times conseguem trabalhar de forma otimizada para alcançar os melhores resultados.

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Os clientes são, de longe, a melhor forma de comunicar a identidade de uma marca, por isso não devem ser vistos apenas como uma fonte de receita. Existe entre as duas partes um relacionamento que precisa ser cultivado e preservado ao longo do tempo.

Portanto, lembre-se de que uma boa experiência aumenta as chances de gerar clientes fidelizados. Além disso, clientes fidelizados viram promotores da marca e indicam os produtos ou serviços para outras pessoas.

Não perca mais tempo! Comece hoje mesmo a desenhar um plano de fidelização de clientes para a sua empresa e alcance os resultados que você tanto deseja

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