Gestão de Cobranças na Prática

Baixe o guia completo para reduzir a inadimplência no seu negócio e um modelo de régua de cobrança exclusivo

A gestão de cobranças não precisa ser complexa

Sabemos que a tarefa de cobrar clientes costuma ser desafiadora e desgastante. Por outro lado, ela é extremamente necessária para reduzir a inadimplência e garantir a sobrevivência das empresas.

A boa notícia é que seu  processo de cobrança pode ser muito mais eficaz e descomplicado. Neste ebook exclusivo, você vai aprender com quem entende do assunto e descobrir:

  • Como funciona a Gestão de Cobranças, passando pelos tipos de cobrança e etapas do fluxo;
  • 5 motivos para começar a gerenciar os recebíveis do seu negócio;
  • Dicas de como estruturar um processo cobrança eficiente;
  • Boas práticas para cobrar dos seus clientes;
  • [BÔNUS] Um modelo de régua de cobrança para te inspirar! 
EBOOK GESTÃO DE COBRANÇA

Por que adotar a gestão de cobranças na minha empresa?

Se você chegou aqui ainda cheio de dúvidas sobre esse tema, não se preocupe. Vamos adiantar alguns pontos que tornarão a leitura do e-book ainda mais proveitosa. Por definição, a gestão de cobrança nada mais do que o gerenciamento de todos os valores em aberto que uma empresa tem para receber. Ter o controle sobre as entradas do fluxo de caixa é tão importante quanto ter na ponta do lápis todas as saídas.

Além disso, administrar os pagamentos de clientes desde o momento em que a venda foi efetuada é uma estratégia para combater a inadimplência. Você sabia que não é preciso esperar até que um pagamento esteja atrasado para fazer o primeiro contato com o cliente? Essa é a primeira etapa da gestão de cobrança e acredite, simples lembretes de vencimento são capazes de fazer uma grande diferença nas taxas de inadimplência.

Porém, quando as ações preventivas não conseguem evitar o atraso, entram em ação as etapas de negociação e renegociação para recuperação de crédito. Dessa forma, a grande vantagem de adotar um sistema de gestão de cobrança é ter todas as informações de clientes organizadas para as estratégias e ações possam ser adotadas no tempo certo.

Etapas do processo de cobrança

De maneira geral, é possível resumir a gestão de cobrança em três partes: comunicação pré-vencimento, no dia do vencimento e depois do vencimento. O tom de cada mensagem deverá seguir o momento em que o cliente se encontra. Além disso, os prazos e meios utilizados para esse contato variam de acordo com o tipo de negócio. 

Os lembretes de pagamento podem ser enviados via SMS ou e-mail, enquanto o contato após vencimento também pode ser realizado via telefone, por exemplo. Desse modo, você precisa selecionar e organizar quais canais são adequados para estabelecer a comunicação com o seu cliente.

Uma ferramenta muito útil  para esse processo de organização é a régua de cobrança. Como o nome sugere, trata-se de uma espécie de linha do tempo que contém todos os prazos e mensagens que serão enviados para os clientes até que o pagamento seja recebido.

A sua régua de cobrança deve ser dividida em etapas e se parecer com este modelo: 

 

Antes do vencimento

  • lembrete de pagamento 5 dias antes do vencimento da fatura;
  • lembrete de pagamento no dia do vencimento da fatura;
  • envio da confirmação do pagamento – se o pagamento acontecer.

 

Depois do vencimento

  • lembrete de aviso com 1 dia útil após o vencimento;
  • aviso de atraso após 7 dias do vencimento;
  • aviso de atraso após 15 dias do vencimento;
  • notificação por chamada após 30 dias do vencimento;
  • oferta de renegociação da dívida com 45 dias do vencimento.

 

A organização desse sistema torna o processo de cobrança muito mais prático e eficiente, controlando a taxa de inadimplência da sua empresa. 

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Automatize e otimize a experiência da sua empresa

O tempo do empreendedor é precioso demais para ser gasto em tarefas manuais, repetitivas e pouco estratégicas. Com a cobrança automatizada, você evita que os seus clientes atrasem os pagamentos e ainda melhora o relacionamento com eles.

Este material também vai te ajudar a entender como a tecnologia e os meios de pagamentos podem auxiliar seu empreendimento a ter mais praticidade na gestão e acompanhamento das cobranças. Aprenda hoje mesmo a manter os recebimentos em dia para garantir um fluxo de caixa saudável. Aproveite!

Cora Sociedade de Crédito Direto S.A – 37.880.206/0001-63 Rua Gomes de Carvalho, 1629 – 2º andar – Vila Olímpia, São Paulo, SP
Cora Pagamentos LTDA – 34.052.649/0001-78.
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