Marketing para Instagram

Aprenda a montar uma estratégia de marketing digital na terceira rede social mais usada no Brasil

Marketing para Instagram

Está pensando em criar uma estratégia de marketing para Instagram para a sua marca mas não sabe por onde começar?

Preparamos este ebook para você! Trabalhar marketing digital no Instagram é sinônimo de liberdade para muitos negócios, já que essa rede social traz diversas oportunidades para as empresas.

De acordo com um estudo realizado pela OpinionBox, o Brasil é o segundo no ranking de países com mais usuários no Instagram. Dentro da amostra, 92% das pessoas entrevistadas afirmaram que entram na rede pelo menos uma vez por dia. 

Se trabalhar a presença digital das empresas já estava em alta, criar uma estratégia de marketing para Instagram pode ser considerado um requisito básico. Clique no botão para baixar o ebook e aprender como criar uma estratégia eficiente. 

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3 passos para criar uma estratégia de marketing para Instagram

O primeiro passo para começar sua estratégia de marketing no Instagram é criar uma conta corporativa para a sua marca utilizando o Instagram for Business. Essa modalidade traz funcionalidades específicas para as empresas divulgarem e venderem seus produtos. 

Depois de criar a conta, você já pode começar a trabalhar na estratégia. Pensando nos negócios de forma geral, o Instagram é uma rede social bastante flexível, que pode ser utilizada para diferentes objetivos:

 

  • Branding (exposição e divulgação da marca).
  • Vendas (a partir de integrações com lojas online e do compartilhamento de links).
  • SAC, suporte e atendimento ao cliente (já que as pessoas podem entrar em contato com a marca por meio de comentários e mensagens privadas).
  • Portfólio (para expor resultados, produtos e serviços).
  • Personal blog (para influencers). 

 

Mas mesmo que você tenha mais de um objetivo com essa rede social, é preciso que todos os planos de ação estejam alinhados. Por isso, o primeiro passo de qualquer estratégia de marketing para Instagram é planejamento. Acompanhe abaixo todos os passos do processo. 

Planejamento

Podemos dizer que a etapa de planejamento também se divide em 3 partes: segmentação do público, definição de metas e planejamento de conteúdo. Nesse sentido,  para começar a sua estratégia, você precisa saber quem é o seu público, como ele gosta de se comunicar, que linguagem entende, quais canais mais utiliza, quais são os seus gostos, desejos e necessidades. 

Além disso, outros dados pessoais e comportamentais também são importantes, como faixa etária, gênero, localização, interesses e horários de mais acesso ao Instagram. Essas informações vão te ajudar a escolher qual linguagem usar, quais formatos de conteúdo publicar e quais gatilhos poderão ser usados para melhor direcionar a audiência a fazer uma ação. 

Feito isso, você precisará escolher qual será o objetivo do seu Instagram e quais metas deverão ser alcançadas. Lembra que existem diversas possibilidades de uso do canal? Definir um objetivo (ou mais, se for possível executá-los ao mesmo tempo) é importante para que você consiga otimizar os esforços e efetivamente consiga ver resultados.

Atirar para todos os lados, como dizem por aí, pode fazer com que sua empresa perca ótimas oportunidades e você acabe se frustrando com a ferramenta. Quando você tem clareza sobre o que quer alcançar com o seu marketing no Instagram, fica muito mais fácil selecionar o que postar, podendo até mesmo aproveitar trends que conversem com a sua audiência.

Execução

Depois de planejar, é hora de colocar a mão na massa! A execução das suas estratégias de marketing para Instagram é fundamental para conquistar os objetivos definidos na etapa de planejamento.

E não pense que você precisa de um grande investimento financeiro para começar ou saber tudo sobre redes sociais. Com disposição, trabalho duro e algum conhecimento, você já consegue dar os primeiros passos e ver os resultados parecendo.

O Instagram oferece diversos formatos de posts, por isso é importante decidir o que será postado no seu feed, nos stories, nos reels, em transmissões ao vivo e nos destaques. Não utilize o espaço do feed apenas para promover os seus produtos porque isso pode cansar os seguidores. 

O ideal é fazer uma mescla de conteúdos.  Você pode criar posts com dicas relevantes para o seu público, ter informações sobre a sua marca (como horários especiais de funcionamento e premiações) e também mostrar os seus produtos, é claro. Tenha sempre em mente que o conteúdo deve ser postado para que a sua empresa atinja as metas, sejam elas de vendas, exposição de marca ou atendimento ao cliente.

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Análise de resultados

Com o planejamento alinhado e as postagens em dia, é hora de analisar os seus resultados e avaliar a eficiência das suas estratégias de marketing para o Instagram. 

O primeiro ponto é que a análise de resultados deve estar relacionada às metas estabelecidas na etapa de planejamento. Isso ajuda a ter foco na sua avaliação. Afinal, grandes números podem parecer sinal de sucesso, mas nem todos serão relevantes para o seu negócio e é preciso saber olhar para isso. 

As métricas são grandes aliadas das empresas que estão no Instagram. Elas ajudam a avaliar as estratégias na plataforma e a melhorar rapidamente o que não está funcionando como o esperado. Mas nem todas as métricas servem para todos os objetivos. 

Olhar os números errados pode confundir as análises e levar a falsas sensações de sucesso. Por isso, preste atenção somente nos indicadores relacionados com a meta.

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