Acerte nas contas e garanta um fluxo de caixa saudável durante todo o ano letivo
De acordo com a legislação brasileira, as escolas não podem mudar o valor cobrado pelas mensalidades depois que o ano letivo começa. Por isso, é fundamental ter uma estratégia correta de precificação para evitar prejuízos ao longo do ano.
Em parceria com o Melhor Escola, marketplace de educação básica, preparamos este kit para te guiar sobre os princípios fundamentais do processo. Vamos te mostrar como combinar as melhores estratégias para capturar as diferentes disposições a pagar do seu público. Assim, sua escola conseguirá aumentar a receita e garantir recursos para um crescimento sustentável. Clique no botão para baixar.
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A precificação de mensalidade é um elemento-chave para a organização e o controle financeiro da escola. A precificação correta impacta diretamente na saúde financeira do negócio.
Para o planejamento anual, essa estratégia é importante, porque traz visibilidade de ganhos para o negócio. Dessa forma, a pessoa gestora pode tomar melhores decisões, se baseando em dados sobre o orçamento e também sobre as entradas futuras.
Além disso, uma vez que as escolas não podem alterar o reajuste da mensalidade durante o ano, o processo de precificação se torna ainda mais importante. Se a precificação de mensalidade não for feita de maneira adequada, a escola pode sofrer ao longo dos meses, sem caixa suficiente para se manter no azul.
Como dissemos, a precificação de mensalidade escolar é um aspecto fundamental para garantir o lucro das escolas e não apenas para cobrir os gastos com o serviço oferecido.
Precificar adequadamente, levando em conta tanto a disposição do público, quanto o valor da marca e os custos com a empresa, garante o lucro para a escola e não impacta negativamente na experiência das famílias.
Isso porque aplicar uma margem de lucro adequada garante um fluxo de caixa confortável para a gestão financeira, permitindo que melhorias constantes sejam feitas no serviço educacional prestado.
Dessa forma, o processo de precificação deve ter buscar o equilíbrio entre a percepção do consumidor, os custos e o lucro.
Com planejamento e uma boa margem de lucro para ser reinvestido no negócio, a escola consegue ter um crescimento sustentável a longo prazo e garantir bons resultados durante o ano todo até o próximo reajuste.
Embora a precificação de mensalidade não seja o único aspecto que impacta no crescimento da empresa, o preço cobrado pelas mensalidades é fundamental para manter a escola no azul e evitar prejuízos financeiros.
E quando o assunto é gestão financeira, escolher um bom parceiro bancário também é essencial. Sua escola não precisa pagar pela emissão de boletos, por exemplo. Com a Cora, é possível ter uma conta PJ completamente isenta de anuidades, com emissão ilimitada de boletos, geração de cobrança recorrente automática, gestão de cobranças, transferências (TED e Pix) e cartão de crédito.
Também precisamos dizer que, para que a escola consiga ter um crescimento ao longo dos anos, além de fazer uma precificação correta da mensalidade, é necessário ter uma estratégia de cobrança eficiente para evitar a inadimplência. Afinal, a falta de pagamentos recorrentes compromete o fluxo de caixa, mesmo que a precificação tenha sido feita corretamente.
Um dos primeiros passos para definir o preço cobrado nas mensalidades da sua escola é conhecer o seu público e entender o quanto ele está disposto a pagar. Além disso, também é importante entender onde os seus clientes enxergam valor e o que não valorizam tanto. A partir desse conhecimento, você pode alinhar o seu serviço de acordo com os desejos e necessidades do público para encontrar qual preço cobrar.
Lembre-se de que é preciso encontrar um equilíbrio para não cobrar a menos do que deveria e nem além do que os clientes estão dispostos a pagar. Para descobrir esse tipo de dado, você pode fazer pesquisas de mercado e também com as famílias – isso nos leva para o passo 2.
Tão importante quanto saber a disposição a pagar pela mensalidade na sua escola, é ter uma boa percepção de mercado. É claro que, no processo de precificação, você não deve levar em consideração apenas o que os concorrentes estão cobrando, mas é interessante ter uma ideia a respeito disso.
Leve em conta a mensalidade de outras escolas da sua região ou que tenham um modelo de ensino semelhante. Com isso, você tem uma noção melhor sobre qual posição a sua escola ocupa entre as concorrentes..
Essa pesquisa de mercado também pode ser utilizada para comparar as informações encontradas com os dados obtidos a partir da sua pesquisa junto ao público e a partir de uma análise financeira detalhada sobre os custos do seu negócio.
Assim como ter consciência sobre o valor da marca, para a precificação também é fundamental saber quais são os gastos envolvidos no seu serviço. Para isso, faça uma lista ou monte uma planilha com os custos fixos e variáveis da sua escola.
Uma dica é utilizar o balanço do ano anterior como base para fazer as projeções de custos, mas considerar eventuais gastos novos. Afinal, assim como a sua escola pode fazer reajustes de preços, seus fornecedores também podem cobrar mais de um ano para outro.
De acordo com os métodos tradicionais de precificação de mensalidade, a gestão escolar deve levar em consideração a frequência dos alunos e o quanto cada nível de ensino colabora proporcionalmente com os custos fixos.
Para fazer as contas, é preciso considerar os seguintes números:
A carga horária mensal corresponde a: (A x B) x C x D. Então, supondo que a capacidade total de alunos (A) na sua escola é de 700 alunos e a taxa de ocupação (B) é 75%. O número de dias letivos no mês (C) é igual a 20 e a carga horária média de cada aluno (D) é igual a 4 horas. Então, o cálculo da carga horária total fica assim:
(700 x 75%) x 20 x 4
525 x 20 x 4 = 42.000 horas
Mas também é importante levar em consideração a carga horária por curso. O número de alunos por turma varia de acordo com cada etapa de ensino (básico, fundamental e médio), representando uma proporção específica da carga horária total. A gestão deve pensar em cada etapa de ensino separadamente para atender suas demandas. Por isso, a precificação de mensalidade precisa ser diferente para cada um dos ciclos.
Depois de calcular a capacidade da sua escola, dos níveis de ensino e somar os custos para manutenção do organismo escolar, é hora de definir uma margem de lucro.
Esse percentual trará uma estimativa de quanto a sua escola poderá utilizar de dinheiro depois que todos os custos estiverem pagos. Você pode reinvestir o lucro para melhorar o serviço oferecido aos alunos, promover melhorias nas instalações e ampliar a sua escola.
Para identificar se a sua estratégia de precificação de mensalidade está funcionando e refinar esse processo ano a ano, é fundamental acompanhar os resultados. Para isso, você pode utilizar uma planilha financeira ou um sistema de gestão, que faz os registros automaticamente.
Esse acompanhamento ajuda, inclusive, a definir os reajustes na mensalidade, com base no histórico financeiro da escola.
Para chegar a um valor adequado de reajuste de mensalidade escolar, as pessoas gestoras geralmente levam em conta a adequação das despesas para o período, a evasão ou a captação de alunos, o índice de inadimplência, novos investimentos na escola, melhorias de infraestrutura, reajuste salarial de professores, dentre outros fatores.
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