Modelo de Proposta Comercial

Aprenda a elaborar uma proposta comercial atrativa e aumente as vendas da sua empresa com nossos modelos

Modelo de Proposta comercial

Um kit completo com ebook e dois modelos para você utilizar na sua empresa

Na hora de fechar uma venda, não basta oferecer um ótimo produto ou serviço, é preciso fazer uma apresentação convincente, que entregue valor para a pessoa cliente.

Sem isso, é muito provável que a negociação não seja fechada. Você não precisa pensar em formas mirabolantes de convencer a pessoa cliente sobre esse valor, basta usar um modelo de proposta comercial.

A melhor parte é que preparamos este kit para você aprender a como elaborar o documento e ainda utilizar dois modelos adaptáveis para a sua empresa. Clique no botão para baixar

 

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Por que usar um modelo de proposta comercial é importante?

Utilizar um modelo de proposta comercial é importante para a sua empresa por diversos motivos. Além de transmitir mais profissionalismo, este documento também é uma ótima forma de apresentar o seu produto ou serviço de forma organizada, convincente, personalizada e ainda ressaltar os benefícios entregues pelo item em negociação.

Por isso, é indispensável que o documento contenha a descrição completa do trabalho a ser adquirido juntamente com uma apresentação da sua empresa. Pense que a proposta comercial precisa se completa ao ponto que qualquer pessoa que ler o documento irá conseguir entender o que está sendo vendido, quais são os valores e as vantagens daquele produto ou serviço. 

Nesse sentido, o objetivo do documento é fornecer ao consumidor todos os recursos necessários para que ele/ela  firme o negócio, garantindo assim o sucesso da venda.

Para facilitar a elaboração do documento a cada venda, a utilização do modelo de proposta comercial acaba sendo de grande ajuda, pois isso evita que itens sejam esquecidos ou deixados de lado.

Mas não pense no modelo como uma forma para “copiar e colar” propostas para diversas pessoas diferentes. Cada proposta comercial deve ser elaborada de forma individual e personalizada para cada cliente. O modelo serve para padronizar as comunicações da sua empresa e também servir como guia no momento da construção. 

Qual é a estrutura de uma boa proposta comercial?

De maneira geral, uma proposta comercial precisa essencialmente conter os seguintes elementos:

 

  • Apresentação da empresa;
  • Descrição do produto ou serviço;
  • Cronograma de execução;
  • Valores e meios de pagamento;
  • Profissionais envolvidos;
  • Resultados e prazos esperados.



Mas antes de colocar a mão na massa, é preciso ter em mente que a proposta comercial deve suprir as necessidades do cliente. Isso significa que tudo começa com a prospecção. Sozinha, a proposta comercial não será capaz de garantir as vendas para a sua empresa.

Portanto, sua empresa precisa ter um setor de vendas bem preparado, que consiga trabalhar o relacionamento com a pessoa tão bem ao ponto da proposta comercial ser apenas o empurrãozinho final na tomada de decisão.

Se a sua empresa ainda não conta com um processo de vendas estruturado, é aconselhável que você olhe para esse aspecto em primeiro lugar. Isso porque pouco adianta oferecer um ótimo serviço ou ótimos produtos se a jornada de experiência do cliente for um caos.

Uma vez que isso estiver organizado, você deve olhar para os pontos de contato da pessoa cliente com a sua empresa e garantir que ela tenha uma boa experiência em todos eles.

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Formatos e canais de envio

Além de cuidar do conteúdo, você também deve pensar no formato que ele será apresentado e por qual canal será enviado.

Sua proposta pode ser feita elaborada no formato de documento (Word ou Google Docs) ou no formato de apresentação (PowerPoint ou Apresentações Google). Hoje em dia é comum enviar um arquivo por e-mail ou WhatsApp, mas você pode fornecer um material impresso para o cliente também.

Independentemente de qual formato você escolher, é importante utilizar algumas estratégias de escaneabilidade para facilitar a leitura. Trechos destacados em negrito, tabelas e listas de tópicos são alguns dos recursos que você pode utilizar.

Além disso, investir em imagens e gráficos também pode ser uma ótima maneira de deixar a sua proposta comercial mais atraente.Vale dizer que cada documento possui um objetivo diferente, seja fechar uma venda única ou um projeto mais longo, com diversas etapas. 

Por isso, cada cliente precisa receber uma proposta exclusiva. Em outras palavras, os modelos servem como referência para que você não precise começar do zero sempre. Jamais utilize o mesmo documento para mais de uma negociação. 

Tendo isso em mente, escolha o formato mais adequado para o projeto e perfil de cliente, arregace as mangas e planeje o conteúdo. Abaixo você encontrará a estrutura base para o seu documento.

O que fazer depois de enviar a proposta?

Como parte do processo de vendas, realizar o follow up é uma etapa fundamental. Esse termo em inglês significa acompanhamento e trata-se da etapa de manter junto ao cliente até que a decisão seja tomada.

No momento de envio da proposta comercial você já deve combinar com o prospect um prazo de retorno da negociação. No dia combinado, o seu vendedor deve entrar em contato e confirmar se foi possível avaliar o documento, se ainda restou alguma dúvida e se já é possível agendar uma data para discussão do contrato.

Manter esse contato próximo com cliente é fundamental para estabelecer um bom relacionamento, mas cuidado para não exagerar. Enviar muitas mensagens ou ligar diariamente acaba sendo inconveniente e gera o efeito oposto do esperado. Respeite o tempo acordado por vocês durante o envio da proposta e utilize o bom senso no momento de fazer o contato. 

 

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  • Dois modelos de proposta comercial para você aplicar na sua empresa;
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Fácil de usar, nossos modelos permitem que você personalize a comunicação para os padrões da sua empresa para melhor atender seus clientes. 

Utilize o ebook como acessório para aproveitar cada formato ao máximo. Não perca tempo, baixe agora mesmo o seu kit para aumentar as conversões da sua empresa.

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