Planilha de Balanço Patrimonial

Baixe a sua planilha de balanço patrimonial em um modelo grátis do Google Sheets, pronto para usar.

Controle a posição financeira e patrimonial da sua empresa

O balanço patrimonial é uma importante ferramenta para tomada decisão.  Como documento contábil, ele oferece o demonstrativo das atividades da sua empresa,  evidenciando se ela é lucrativa ou não.

Essa planilha permite que você:

  • analise o comportamento financeiro da empresa em determinado período;
  • compreenda a aplicação dos recursos financeiros em grau comparativo;
  • tenha dados concisos para a elaboração de planejamentos;
  • apresentar dados financeiros e contábeis a possíveis investidores.
 
A apresentação do balanço patrimonial pode ser obrigatória dependendo do tipo da sua empresa.  Fortaleça a gestão financeira da sua empresa com um relatório contábil completo.
Balanço patrimonial

O que é e para que serve o balanço patrimonial?

O balanço patrimonial também é conhecido como balanço contábil e tem como objetivo fornecer uma descrição completa dos bens e direitos da empresa. Dessa forma, o documento serve como instrumento de análise da aplicação dos recursos da empresa, fornecendo detalhes sobre o comportamento financeiro dela. 

Por isso, o balanço patrimonial é utilizado como base do planejamento estratégico empresarial. Os dados contidos no relatório auxiliam na organização do pagamento de tributos, na tomada de decisões e também podem ser utilizados no processo de captação de investidores. 

O relatório costuma ser elaborado a cada 12 meses e todas as empresas, com exceção dos MEI e algumas empresas optantes pelo Simples Nacional, devem apresentar o balanço patrimonial. Como o documento serve para diversos fins, sua elaboração pode acontecer antes do final do exercício social.

Assim como acontece com a Declaração do Imposto de Renda, a data para apresentação do balanço patrimonial varia de ano para ano. Por isso, é fundamental consultar as datas ano a ano e manter toda a documentação organizada, desde os registros contábeis até os documentos e informações relevantes para o balanço. 

Como preencher o relatório contábil

Fazer o balanço patrimonial é muito mais fácil quando a gestão financeira da empresa está bem organizada. No momento de elaboração do relatório, é fundamental ter em mãos toda a documentação do período separada, isso evita que lançamentos sejam deixados de fora e erros manuais aconteçam. 

O relatório é estruturado e dividido entre ativo, passivo e patrimônio líquido, como você pode ver na tabela: 

 

ATIVO

PASSIVO

Circulante

Circulante

  • Caixa
  • Contas a pagar
  • Estoque
  • Não Circulante
  • Contas a receber
  • Dívidas de longo prazo

Não Circulante

Patrimônio Líquido 

  • Imobilizado
  • Capital social

 

Ativos

São todos os bens, direitos e recursos de um negócio, ou seja, tudo aquilo que pode gerar um valor econômico: maquinários, veículos, móveis, equipamentos, estoques e contas a receber.

  • Ativo Circulante: bens e direitos que podem ser transformados em valores em um período inferior a um ano (estoque, contas a receber);
  • Ativo Não-Circulante: bens e direitos que precisam de mais de um ao para serem transformados em valores (imobilizado).

 

Passivo

São todas as despesas, obrigações e dívidas de uma empresa com terceiros, como por exemplo: salário de funcionários, pagamentos de contas mensais, dívidas a longo prazo.

  • Passivo Circulante: todas as dívidas, despesas e obrigações financeiras com prazo de vencimento inferior a um ano (impostos, contas a pagar)
  • Passivo Não Circulante: dívidas com prazo de vencimento superior a um ano (empréstimos)
  •  Patrimônio Líquido: é composto pela soma de todos os recursos próprios da empresa. Para chegar a esse resultado são considerados os valores investidos pelos sócios, o capital social e os prejuízos/lucros acumulados.

 

Patrimônio Líquido

Por fim, o patrimônio líquido é o resultado da soma de todos os recursos que são propriedade da empresa. Dessa forma, são considerados os valores investidos pelos sócios, acionistas e cotistas, o capital social, as reservas de lucros, os prejuízos acumulados, valores em caixa, dentre outros

O patrimônio líquido é obtido por meio de um cálculo que considera os ativos e passivos, assim é possível encontrar o que a empresa, de fato, possui. Nesse sentido, se os ativos superam os passivos dentro do período, a diferença encontrada corresponde ao patrimônio líquido. Se a conta não for positiva, ou seja, os passivos superarem os ativos, isso é um sinal de enorme atenção sobre a saúde financeira da empresa.

A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” – Guilherme Silva

Planilha de Balanço Patrimonial

Por que usar a planilha de balanço patrimonial?

Essa ferramenta reúne informações contábeis fundamentais para que sua empresa tenha certeza se vai conseguir ou não cumprir com os compromissos financeiros.

Além disso, também é possível analisar a estrutura de capital, que verifica a quantidade de ativos mantidos com capital da empresa e quantos são mantidos com capital de terceiros (empréstimos e aportes, por exemplo). O primeiro passo para elaborar o balanço é reunir a documentação completa do fluxo financeiro da empresa. 

Com os registros em mãos, é só preencher a planilha! Baixe gratuitamente a planilha e tenha mais controle sobre a gestão financeira do seu negócio.

Cora Sociedade de Crédito Direto S.A – 37.880.206/0001-63 Rua Gomes de Carvalho, 1629 – 2º andar – Vila Olímpia, São Paulo, SP
Cora Pagamentos LTDA – 34.052.649/0001-78.
Rua Gomes de Carvalho, 1629 – 2º andar – Vila Olímpia, São Paulo, SP

Baixe agora a Planilha de Balanço Patrimonial

Preencha o formulário para receber o material gratuitamente em seu e-mail.