Planilha de Balanço Patrimonial

Baixe a sua Planilha de Balanço Patrimonial simples e gratuita em um modelo do Google Sheets, pronto para usar.

Controle a posição financeira e patrimonial da sua empresa

O balanço patrimonial é uma importante ferramenta para tomada de decisão. Como documento contábil, ele oferece o demonstrativo das atividades da sua empresa, evidenciando se ela é lucrativa ou não.

Com a Planilha de Balanço Patrimonial que preparamos, você poderá, de forma simples e gratuita:

  • Analisar o comportamento financeiro da sua empresa em determinado período;
  • Compreender e comparar com mais facilidade a aplicação dos seus recursos financeiros;
  • Extrair dados relevantes para estruturar planejamentos e definir estratégias de negócio;
  • Apresentar dados financeiros e contábeis a possíveis investidores.
 
Lembre-se também que a apresentação do balanço patrimonial pode ser obrigatória dependendo do tipo da sua empresa. Fortaleça a gestão financeira do seu negócio com um relatório contábil completo!
Balanço patrimonial

O que é e para que serve o balanço patrimonial?

O balanço patrimonial também é conhecido como balanço contábil e tem como objetivo fornecer uma descrição completa dos bens do negócio. Na prática, o documento serve como um instrumento de análise da aplicação dos recursos da empresa, fornecendo detalhes sobre o comportamento financeiro dela. 

Por isso, o balanço patrimonial é utilizado como base do planejamento estratégico empresarial. Os dados contidos no relatório auxiliam na organização do pagamento de tributos, na tomada de decisões e podem ser utilizados até para facilitar o processo de captação de investidores. 

O relatório costuma ser elaborado a cada 12 meses e todas as empresas, com exceção dos Microempreendedores Individuais (MEIs) e alguns negócios optantes do Simples Nacional, devem apresentar o balanço patrimonial. Como o documento serve para diversas finalidades, ele pode ser feito antes do final do exercício social.

Assim como ocorre com a Declaração do Imposto de Renda, a data para apresentação do balanço patrimonial varia a cada ano. Por isso, é importante sempre consultar as datas e manter toda a documentação organizada, desde os registros contábeis até os documentos e informações necessários para o balanço. 

Como preencher o relatório contábil

Fazer o balanço patrimonial é muito mais fácil com a gestão financeira da empresa em ordem. Separar a documentação do período com antecedência evita que lançamentos sejam deixados de fora e que erros manuais aconteçam. 

O relatório é estruturado e dividido em três categorias:

1. Balanço Patrimonial Ativo
2. Balanço Patrimonial Passivo
3. Patrimônio Líquido

Muita gente tem dificuldade em diferenciar principalmente os dois primeiros pontos. Se você também tem essa dúvida, confira alguns exemplos que fazem parte do Balanço Patrimonial Ativo e do Balanço Patrimonial Passivo na tabela a seguir: 

ATIVO

PASSIVO

Circulante

Circulante

  • Dinheiro em caixa 
  • Pagamento de fornecedores
  • Estoque
  • Aluguel
  • Contas a receber no curto prazo
  • Dívidas de curto prazo

Não circulante

Não circulante 
  • Imóveis e investimentos de longo prazo
  • Dívidas de longo prazo 

 

O que é o Balanço Patrimonial Ativo?

São todos os bens, direitos e recursos de um negócio, ou seja, tudo aquilo que pode gerar um valor econômico: maquinários, veículos, móveis, equipamentos, estoques e contas a receber.

O Balanço Patrimonial Ativo ainda divide-se em: 

  • Ativo circulante: bens e direitos que podem ser transformados em dinheiro em menos de um ano, como produtos em estoque e contas a receber;
  • Ativo não circulante: bens que precisam de mais de um ano para se transformar em valores. São os chamados bens imobilizados, como imóveis, investimentos de longo prazo, equipamentos específicos e propriedade intelectual, como a marca e patentes.

 

O que é o Balanço Patrimonial Passivo?

São todas as despesas, obrigações e dívidas de uma empresa com terceiros. Aqui, entram salários de funcionários, pagamentos de contas mensais (como aluguel e pagamento de fornecedores), impostos a recolher e quaisquer dívidas de curto ou longo prazo. 

O Balanço Patrimonial Passivo também pode ser dividido em duas categorias: 

  • Passivo circulante: todas as dívidas, despesas e obrigações financeiras com prazo de vencimento inferior a um ano (impostos e contas a pagar);
  • Passivo não circulante: dívidas e obrigações com prazo de vencimento superior a um ano, como empréstimos e financiamentos a longo prazo, impostos a pagar, planos de pensão e de saúde etc.
 

E o que é o Patrimônio Líquido?

O patrimônio líquido é o resultado da soma de todos os recursos que são propriedade da empresa. Para chegar a esse resultado são considerados os valores investidos pelos sócios, acionistas e cotistas, o capital social, as reservas de lucros, os prejuízos acumulados, valores em caixa entre outros. 

Na prática, o patrimônio líquido é obtido por meio de um cálculo que considera os ativos e passivos. Assim, é possível entender o que a empresa, de fato, possui. Nesse sentido, se os ativos superam os passivos dentro do período, a diferença encontrada corresponde ao patrimônio líquido. Se a conta não for positiva, ou seja, se os passivos superarem os ativos, isso é um grande sinal de alerta sobre a saúde financeira da empresa.

A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” – Guilherme Silva

Planilha de Balanço Patrimonial

Por que usar a Planilha de Balanço Patrimonial?

Essa ferramenta reúne informações contábeis fundamentais para que sua empresa tenha certeza se vai conseguir ou não cumprir com os compromissos financeiros.

Além disso, com ela também é possível analisar com mais clareza a estrutura de capital do seu negócio. 

E o que isso quer dizer? Que vai ficar muito mais fácil mensurar a quantidade de ativos mantidos com capital da empresa e quantos são mantidos com capital de terceiros (como empréstimos e aportes, por exemplo). 

Quer saber por onde começar? O primeiro passo para elaborar o balanço patrimonial é reunir a documentação completa do fluxo financeiro da empresa. 

Com os registros em mãos, é só preencher a planilha. Baixe gratuitamente agora mesmo e tenha mais controle sobre a gestão financeira do seu negócio!

 

Ah! Depois de baixar a planilha, que tal conferir algumas dicas para fazer o planejamento financeiro da sua empresa de um jeito simples e inteligente? Com ele, certamente será mais fácil visualizar as suas metas e elaborar um plano de ação eficiente para alcançá-las. 

A gente criou um passo a passo bem detalhado para você neste vídeo: 

 

3 informações que a Planilha de Balanço Patrimonial revela sobre sua empresa

Quer entender um pouco mais sobre como a Planilha de Balanço Patrimonial pode ser útil para aprimorar a gestão da sua empresa

A partir desse balanço, você terá uma resposta rápida sobre como está o equilíbrio do seu negócio. Isso porque o documento vai esclarecer alguns pontos importantes sobre a sua empresa, como: 

1. Liquidez 

Ao comparar os ativos e passivos circulantes da empresa, é possível ter uma imagem clara da liquidez do seu negócio, ou seja, quanto dinheiro você tem à disposição para fazer investimentos mais imediatos, por exemplo. 

Lembre que, em uma empresa equilibrada, os ativos são sempre maiores que os passivos. Assim, você poderá contar com uma reserva para cumprir as obrigações financeiras do negócio sem grandes dificuldades. 

2. Eficiência

Quando você compara os resultados da empresa com o balanço patrimonial, consegue medir se os ativos estão sendo aplicados de forma eficiente.

O balanço permite analisar o giro de ativos (vendas/ativo total), o retorno sobre o patrimônio líquido (lucro líquido/patrimônio líquido) e o retorno sobre os ativos (lucro líquido/ativo total). Esses são indicadores de renda importantes do seu negócio. 

3. Dívidas

Assim como você conhece os indicadores de renda, também poderá compreender as dívidas da empresa a partir dos dados da Planilha de Balanço Patrimonial.

Esses indicadores servem para medir todas as dívidas ativas e as relacionadas ao seu patrimônio. O mais conhecido é o EF (Índice de Endividamento Financeiro), que é o resultado da divisão da dívida bruta pelo patrimônio líquido.

 

Além da Planilha de Balanço Patrimonial, preparamos muitos outros materiais gratuitos para facilitar a rotina da sua empresa e você pode acessá-los neste link. Conte com a Cora para apoiar a sua jornada empreendedora! 


Cora Sociedade de Crédito Direto S.A – 37.880.206/0001-63
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2954 – Cj. 72 – Jardim Paulistano – São Paulo

Cora Tecnologia LTDA – 34.052.649/0001-78.
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2954 – Cj. 72 – Jardim Paulistano – São Paulo

Por que usar a planilha de balanço patrimonial?

Baixe agora a Planilha de Balanço Patrimonial

Preencha o formulário para receber o material gratuitamente em seu e-mail.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termo da Política de Privacidade.