Controle os seus pagamentos em aberto e garanta mais folga para o seu fluxo de caixa
Como você faz o controle da inadimplência na sua empresa? O atraso de pagamentos pode comprometer a relação entre clientes e marcas, desestimulando ambas as partes a continuarem o negócio.
Mas qual empresa nunca lidou com um cliente inadimplente? Essa é uma situação muito comum e para evitar que a falta de pagamento comprometa a saúde financeira da empresa, é preciso utilizar as ferramentas certas.
Com a Planilha Cora de Controle de Inadimplência, você tem uma visão ampla dos vencimentos, valores a pagar e receber, além dos pagamentos em atraso. Clique no botão para baixar.
Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no importa: no seu negócio.
“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” – Guilherme Silva
Quando o assunto é controle de inadimplência para pequenos negócios, estamos falando em fazer um acompanhamento preciso das contas (e dos prazos) a pagar e a receber para identificar a falta de pagamento.
Nesse controle, a empresa deve incluir informações, como a data esperada para pagamento, o valor inicial, a multa por atraso, o valor final da conta e o prazo em que ela foi paga.
Isso pode ser feito de diversas maneiras, desde a mais simples, utilizando planilhas, até as mais complexas, adotando sistemas de gestão especializados. Mas independentemente da ferramenta escolhida, o mais importante é que ela funcione para o tamanho e o tipo de empresa que quer fazer o controle desse processo.
A inadimplência (tanto a que os clientes praticam, como a que a própria empresa pratica) pode trazer prejuízos financeiros para os pequenos negócios e comprometer o fluxo de caixa.
Se a empresa está inadimplente, terá que pagar multas ou arcar com os juros pelo atraso do pagamento, somando um custo inesperado ao caixa no mês. Se os atrasos forem frequentes, a credibilidade da empresa junto aos fornecedores ou instituições financeiras pode ficar comprometida. Isso dificulta, inclusive, o acesso a crédito, caso a empresa precise fazer um empréstimo futuramente.
O lado que sofre com a inadimplência dos clientes acaba tendo o seu planejamento financeiro prejudicado pela falta dos valores esperados. Mesmo que a empresa cobre multas dos clientes pelo atraso, pode acabar não tendo recursos para cumprir com os seus compromissos.
Em outras palavras, a inadimplência compromete todo o ciclo financeiro de uma empresa, prejudicando também prejudica a lucratividade do negócio e, consequentemente, seu crescimento no mercado.
Controlar a inadimplência é um elemento fundamental para manter a saúde financeira do negócio. Com essa verificação, a sua empresa consegue identificar quais clientes estão com os pagamentos em atraso e, a partir disso, criar um modelo eficiente de cobrança para evitar os prejuízos financeiros.
Reduzindo a inadimplência, a sua empresa consegue ter mais previsibilidade a respeito dos valores que receberá no final do mês, podendo planejar seus investimentos com mais eficiência e evitar surpresas desagradáveis. Se o seu negócio tem um alto índice de inadimplência, pode acabar o mês apagando incêndios e correndo atrás do prejuízo para manter as suas obrigações em dia.
A melhor forma de combater a inadimplência é atuar para que ela não aconteça, por isso é fundamental criar um processo de cobrança. Ou seja, estabelecer um plano estratégico para cobrar os clientes de maneira consistente. Uma ótima dica é enviar notificações com antecedência para lembrar as pessoas de que o prazo para pagamento está chegando.
Você pode enviar uma mensagem com 5 dias de antecedência, 1 dia antes do prazo, no dia do vencimento e um dia depois, quando o pagamento já for considerado em atraso. Essa estratégia é chamada de régua de cobrança e é muito eficiente, já que algumas pessoas se tornam inadimplentes apenas por esquecimento.
A planilha de controle de inadimplência te ajuda a ter o controle das datas e das entradas para enviar a régua de comunicação nos dias corretos. Cobrar um cliente por engano compromete bastante a imagem do seu negócio e ainda desgasta a relação com o cliente. Utilizar a ferramenta é uma ótima forma de evitar erros e manter todas as informações organizadas.
A nossa planilha de controle de inadimplência é personalizável para que você inclua o uso da ferramenta no seu dia a dia. Não perca mais tempo, baixe agora mesmo e organize os seus pagamentos.
Na Cora, os boletos são completamente livres de tarifas, tanto na emissão quanto na compensação
Cora Sociedade de Crédito Direto S.A – 37.880.206/0001-63
Rua Gomes de Carvalho, 1629 – 2º andar – Vila Olímpia – São Paulo/SP
Cora Tecnologia LTDA – 34.052.649/0001-78.
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2954 – Cj. 72 – Jardim Paulistano – São Paulo/SP
Preencha o formulário para receber o material gratuitamente em seu e-mail.