Planilha de Orçamento

Baixe a planilha de orçamento Cora em um modelo grátis do Google Sheets, pronto para usar.

Precifique corretamente o seu serviço e otimize seu processo de vendas com essa ferramenta gratuita

Encontrar o preço certo de um serviço pode ser desafiador, mas o crescimento de qualquer empresa está muito relacionado a isso. Para diminuir a insegurança no momento de enviar um orçamento para o cliente, é fundamental que primeiro você conheça bem o seu trabalho.

Pesando em te ajudar nessa tarefa, desenvolvemos uma planilha de orçamento para que você aprenda a calcular o preço da sua mão de obra e ainda possa enviar orçamentos padronizados, organizados e completos para os seus clientes. Nesse kit de precificação de serviços você vai receber: 

  • Um modelo de orçamento prático e organizado contendo todas as informações importantes que você precisa trocar com seu cliente;
  • Uma calculadora de de mão de obra para você precificar corretamente o seu serviço;
  • [BÔNUS]: um guia completo para te ajudar a acertar nos cálculos de precificação. 
Planilha de orçamento de serviço

Utilize uma planilha de orçamento e aprenda a precificar seu serviço corretamente

Precificar corretamente o seu serviço é indispensável para a sustentabilidade da empresa e para acertar nos cálculos, você precisa entender que o preço final é o resultado da soma de diversos fatores. É muito comum ficar em dúvida ou não saber por onde começar, mas não se preocupe. Ao fim dessa leitura você já saberá os pontos principais do processo. 

Determinar o preço de um produto ou serviço não é apenas encontrar as fórmulas e aplicar os números, o processo é um pouco mais complexo do que isso. Quando falamos em precificação de produtos, temos a vantagem de lidar com elementos mais palpáveis, já que os itens podem ser produzidos a partir de uma matéria prima ou apenas revendidos. Nesse caso, encontrar os números é um pouco mais simples. Porém, quando se trata de um serviço, é preciso colocar valor no tempo do profissional, o que por vezes pode parecer desafiador. 

Nesse sentido, o primeiro passo para descomplicar a precificação de um serviço e elaborar um orçamento adequado é ter um conhecimento profundo sobre os custos envolvendo a empresa e a prestação de serviço. Portanto, mãos à obra, ou melhor mãos à planilha. Coloque na ponta do lápis todas as despesas que a empresa possui e encontre o valor mensal necessário para que você mantenha as portas abertas. 

Conhecer esse número vai te ajudar não apenas a precificar seu serviço, como também manter um controle financeiro empresarial. Assim, você pode até cortar os gastos não essenciais e ainda negociar valores com seus parceiros ou fornecedores (se for o caso). Feito isso, você deve encontrar o método de precificação mais adequado para a sua realidade. 

Como elaborar um orçamento: métodos de precificação de serviços

Precificação por hora

Nesse modelo, seu cliente pagará pelas horas de seu serviço. No caso de babás ou cuidadoras, por exemplo, a cobrança do serviço é feita por hora e o cliente termina por quanto tempo precisará do profissional. Caso o tempo exceda o acordado, horas adicionais poderão ser cobradas.

 

Precificação por valor fixo

Quando a precificação é feita por meio de um valor fixo, a cobrança acontece por projeto. No orçamento, o cliente receberá o valor total da mão de obra e quanto tempo será necessário para conclusão do trabalho. Isso significa que o das horas de trabalho também será feito, a diferença é que o cliente já saberá desde o início o custo do serviço. Quando uma pessoa precisa contratar os serviços de um arquiteto, por exemplo, é comum que o cliente realize um pagamento único pelo desenho da planta e posteriores verificações da obra. Diferentemente do exemplo anterior, nesse tipo de trabalho o profissional não diz para o seu cliente que sua hora de trabalho custa X reais. 

 

Encontrando o valor da mão de obra

Para calcular quanto custa a sua hora de trabalho, é importante que você leve os seguintes aspectos em consideração

 

  • Custos fixos da empresa: como dissemos, conhecer os custos da sua empresa é indispensável. Somente assim você poderá precificar o seu serviço corretamente. Portanto, junte todos os extratos, contas e contratos para realizar o lançamento na planilha, sem deixar nenhum valor de fora; 
  • Custos variáveis/extras: além de conhecer as despesas fixas, você também precisa conhecer as variáveis, ou seja, aqueles custos que dependem da realização ou não de um serviço, as possíveis taxas envolvendo a venda, dentre outros. O preço final do seu serviço também deve conter uma parcela desses custos.
  • Custo do seu trabalho: qual é o seu salário ideal? Um erro cometido por muitos prestadores de serviço é não pensar no valor que gostariam de receber como salário mensalmente. Para facilitar os cálculos, pense no valor mensal que você deseja receber, mas pense também em uma jornada de trabalho. Por exemplo, trabalhar 8 horas por dia durante 5 dias da semana. Assim, você consegue ter uma noção de quantos serviços precisam ser realizados durante o mês para que você obtenha essa remuneração. Vale dizer que cada setor possui suas particularidades, portanto saber as sazonalidades e volumes de trabalho demanda que você pesquise o seu mercado e esteja sempre de olho nas mudanças. 
  • Valor cobrado pela concorrência: como continuação do último tópico, inclua uma análise da concorrência em sua pesquisa de mercado. Encontrar o preço médio praticado pelos seus concorrentes serve como régua para os seus preços. Avalie os produtos utilizados, o tipo de serviço oferecido e os diferenciais percebidos pelos clientes para determinar em que ponto da régua sua empresa está: mais próxima do preço mais alto ou do preço mais baixo cobrado pelo seu tipo de serviço.

Vantagens de utilizar uma planilha de orçamento

Utilizar uma planilha de orçamento oferece ao seu negócio diversos benefícios. Além de poder fazer um acompanhamento mais rigoroso dos números que afetam o seu fluxo de caixa, você também organiza melhor suas vendas ao longo do mês. Essas são algumas das vantagens que você terá ao adotar o uso da planilha:

  • Mais credibilidade para a sua empresa;
  • Versão impressa do orçamento para que o cliente possa ter o documento em mão;
  • Versão digital para controle interno e envio por e-mail ou WhatsApp, caso o cliente assim prefira;
  • Padronização da forma como a sua empresa apresenta propostas para os seus cliente;
  • Modelo totalmente personalizável e desenhado para gastar pouca tinta no momento da impressão.

A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” – Guilherme Silva

Baixe a planilha de orçamento Cora e aumente o seu faturamento

Nosso kit de precificação de serviços vai te ajudar a elevar os resultados da sua empresa.  

Enquanto o ebook facilitará a sua compreensão de toda a parte teórica e técnica do processo de precificação, a planilha está pronta para receber os seus lançamentos e aplicar as fórmulas.

Não perca mais tempo! Garanta já um crescimentos saudável para a sua empresa por meio da aplicação do preço certo. 

Kit precificação de serviços: planilha de orçamento + ebook


Cora Sociedade de Crédito Direto S.A – 37.880.206/0001-63
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2954 – Cj. 72 – Jardim Paulistano – São Paulo

Cora Pagamentos LTDA – 34.052.649/0001-78.
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2954 – Cj. 72 – Jardim Paulistano – São Paulo

Baixe agora a Planilha de Orçamento

Preencha o formulário para receber o material gratuitamente em seu e-mail.