Planilha de Fluxo de Caixa semanal e mensal

Baixe a sua planilha de fluxo de caixa em um modelo grátis do Google Sheets, pronto para usar. Otimize o controle financeiro da sua empresa!

Aprenda a organizar as finanças da sua empresa sem complicações

O crescimento sustentável de uma empresa depende de diversos fatores, dentre eles: visão estratégica, planejamento de marketing, mecanismos de venda e uma série de processos operacionais. Mas além disso,  uma boa gestão financeira é indispensável.

O seu planejamento financeiro pode ser muito mais simples com o controle adequado do seu fluxo de caixa:

  • Registre todas as entradas e despesas do seu caixa e classifique as como ganhos e gastos;
  • Faça uma previsão do que irá pagar e receber;
  • Tenha uma visão geral do seu saldo diário e fechamento mensal e semanal.
Fluxo de Caixa

Por que fazer o controle do fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é um dos principais instrumentos para realizar o controle financeiro do seu negócio. Isso porque a ferramenta permite que você faça o acompanhamento detalhado de toda movimentação de valores da empresa, usando como base as entradas e saídas de dinheiro. 

É comum que a análise do fluxo de caixa seja feita ao fim de cada mês, contudo o acompanhamento e lançamento de valores devem ser práticas diárias. Assim, você consegue planejar melhor os próximos passos da empresa, bem como antecipar situações para garantir o cumprimento das obrigações financeiras. 

Qualquer falha na previsão de prazos dos recebimentos e dos pagamentos, incide na falta de dinheiro para pagar as principais contas, como salários e aluguel, além dos fornecedores. Portanto, desconhecer ou ignorar o fluxo de caixa da empresa resulta em uma falha grave, capaz de comprometer a prosperidade da empresa.

 Você sabia que, de acordo com o SEBRAE, uma das principais causas de mortalidade das empresas no seu primeiro ano de funcionamento está ligada à falta de gestão estratégica e financeira?

Isso significa que a sustentabilidade do seu negócio está diretamente ligada a maneira como você lida com as finanças. Por isso, é importante ter um controle sobre o fluxo de caixa. 

E vale ressaltar que a organização dos lançamentos também não é útil apenas para execução dos planos de curto prazo, mas é extremamente útil para fundamentar as tomadas de decisões a médio e longo prazo, já que a rotina de acompanhamento dos números faz com que você enxergue padrões dentro e fora da empresa. 

Vantagens de utilizar uma planilha no processo de organização

Utilizar uma planilha para controle do fluxo de caixa traz mais clareza para a sua estratégia e ainda garante uma gestão financeira saudável para a sua empresa. A melhor parte é que esse processo não precisa ser complicado, você só precisa de organização e ter a sua disposição ferramentas práticas. Esse controle vai te possibilitar:

  • Analisar o histórico financeiro da sua empresa para fazer um levantamento dos gastos e das receitas dos últimos meses. Essa documentação não é ótima apenas para a sua contabilidade, mas também para realizar diagnósticos sobre as atividades empresariais: a empresa está indo bem? Está lucrando? Quais são seus pontos fortes? Onde é possível melhorar?  

 

  • Listar e classificar ganhos e gastos, assim é possível compreender quais atividades mais comprometem o fluxo de caixa. Gastos são como unha, você precisa sempre cortar. Mas isso só é possível com a organização dos números. Portanto, a planilha permite que você encontre excessos e custos desnecessários;

 

  • Por fim, o controle do fluxo de caixa te permite estabelecer metas e prioridades. É recomendado que toda pessoa empreendedora crie metas financeiras de curto, médio e longo prazo. Desse modo é possível ver resultados em diferentes períodos de tempo e permitir que ajustes sejam feitos ao longo do caminho. Sobre isso, lembre-se: para quem não sabe aonde vai, qualquer caminho serve. Aponte para onde você quer que sua empresa chegue, e siga em frente.

A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” – Guilherme Silva

Passo a passo para começar um fluxo de caixa do zero

Agora que você já viu os benefícios que uma planilha de fluxo de caixa pode trazer para a sua gestão financeira, chegou a hora de colocar a mão na massa. 

 

Identificação de custos e despesas 

O primeiro passo para iniciar o seu controle financeiro é identificar todos os custos e despesas. Nenhum valor deve ser desconsiderado, nem mesmo aqueles pequenos que parecem ser irrelevantes. Pense naquele ditado popular: de grão em grão a galinha enche o papo. Pequenas saídas do caixa, quando somadas no final do mês, podem causar um enorme estrago nas contas.

Reserve um momento tranquilo para realizar essa tarefa, assim você não deixa nenhum detalhe escapar. Utilizar categorias ou classificações para as despesas pode ser uma ótima forma de visualizar melhor as movimentações.

 

Registro das entradas e saídas

Agora que você já tem os extratos e documentos necessários, é hora de realizar o lançamento na planilha. Em uma das abas do modelo você encontrará as instruções de uso do documento. Leia essa parte com atenção antes de iniciar os registros. É importante que você siga as orientações de preenchimento para não alterar as fórmulas.

 

Acompanhamento

Depois que a sua planilha estiver devidamente preenchida e organizada, basta realizar o acompanhamento do saldo e atualizar os lançamentos sempre que for necessário. Preste atenção na data da entrada ou saída para realizar a contabilidade dentro do período certo. A falta de atenção a esse detalhe pode comprometer os valores reais do caixa. 

Por que usar uma planilha de fluxo de caixa?

Para garantir a saúde financeira do seu negócio é essencial manter o controle do dinheiro que entra e do que sai . É aí que entra a gestão do fluxo de caixa, imprescindível para os negócios, independentemente do porte ou da área de atuação.

Realizar o controle e o acompanhamento por meio de uma planilha é uma prática essencial para o seu planejamento financeiro empresarial. 

Baixe a sua planilha de fluxo de caixa agora mesmo e tenha mais controle sobre as finanças da sua empresa. 

Cora Sociedade de Crédito Direto S.A – 37.880.206/0001-63 Rua Gomes de Carvalho, 1629 – 2º andar – Vila Olímpia, São Paulo, SP
Cora Pagamentos LTDA – 34.052.649/0001-78.
Rua Gomes de Carvalho, 1629 – 2º andar – Vila Olímpia, São Paulo, SP

Baixe agora a Planilha de Fluxo de Caixa

Preencha o formulário para receber o material gratuitamente em seu e-mail.