Planilha de Precificação Cora

Baixe gratuitamente a nossa planilha de precificação em um modelo do Google Sheets, pronto para usar. 

Uma ferramenta prática para você acertar nos cálculos de preço

A precificação de produtos é uma etapa importante e, muitas vezes, decisiva para o sucesso das vendas. É quando a empresa define o quanto cobrará de seus clientes após analisar seus custos operacionais e decidir a margem de lucro que será aplicada sobre cada item comercializado. 

Seus preços precisam ser atrativos para os clientes, competitivos dentro do mercado e, sobretudo, garantir a sustentabilidade do seu negócio. Vender muito nem sempre é sinônimo de lucrar.

Para ajudar a regular os ponteiros do seu motor de vendas, elaboramos essa planilha de precificação de produtos que acompanha um e-book gratuito. Nesse kit, você vai encontrar:

  • Um e-book com os principais conceitos e definições sobre precificação;
  • Exemplos reais para facilitar a compreensão dos fundamentos mais teóricos;
  • Uma planilha para ajudar a colocar em prática o modelo de precificação mais utilizado no mercado. 
Baixe a Planilha de Precificação Cora

Primeiros passos para entender a dinâmica de preços

Antes de colocar a mão na massa — ou melhor, na planilha —, você precisa entender alguns conceitos básicos que envolvem o processo de precificação. Não se trata apenas de números e aplicação de fórmulas matemáticas. Mais do que isso, é preciso ter um bom conhecimento sobre o produto, a empresa e o mercado em que ela está inserida. 

Você sabe, por exemplo, a diferença entre preço e valor? Por definição, preço é a “quantidade monetária que se atribui à troca por um bem ou serviço”. Ou seja, trata-se do custo de um produto ou serviço que será negociado com um cliente, algo matemático que pode ser encontrado com o apoio dos números.

Por outro lado, quando tratamos de valor, estamos falando do custo agregado aos benefícios e características exclusivas que aquele item possui. Dessa forma, a precificação também é resultado de uma boa análise de mercado.

Em resumo, o processo de precificação leva em consideração os custos e despesas, mas, também, a percepção de valor do seu público.   

Não sabe por onde começar? A seguir, listamos três passos que vão te ajudar.

 

Passo 1: Faça o controle de custos e despesas

O maior erro dos donos de negócios é não dar a devida importância a essa etapa. Se você ainda não fez isso, comece separando as contas pessoais das finanças da empresa, ou seja, concentre cada tipo de ganho e despesa em seu devido planejamento e conta bancária. Acredite: esse simples passo fará toda a diferença na gestão financeira do seu negócio.

Se você não utiliza nenhum software de gestão para isso, faça um controle financeiro empresarial via planilha mesmo. Lance no documento todos os valores de entrada e saída do fluxo de caixa e não deixe nada de fora: despesas consideradas irrelevantes por serem “muito pequenas” podem fazer uma grande diferença no fim do mês. 

 

Passo 2: Entenda e defina a sua margem de lucro

O preço do seu produto não deve apenas garantir que os custos sejam pagos. Toda e qualquer política de preços leva em consideração diversos fatores para garantir a sobrevivência de um negócio. Portanto, analise sua concorrência para ter uma noção clara dos preços praticados no mercado. Nada de chutes neste momento.

Considere também uma percepção dos seus clientes sobre a sua marca para determinar uma média do quanto eles estão dispostos a pagar pelo produto ou serviço que você oferece. Não existe uma margem de lucro ideal, já que cada empresa possui necessidades e objetivos diferentes. Margens de lucro muito altas têm um potencial de retorno mais rápido, mas podem assustar os clientes.

Para definir sua margem de lucro é preciso levar em consideração a realidade do negócio. Alguns contadores apontam que, em média, aplicam-se as seguintes porcentagens de lucro:

  • 30% a 20% para serviços;
  • 10% a 20% para comércio;
  • 7% a 12% para indústria.
 

Em resumo, para fazer uma boa precificação, você não deve pensar em preços muito baixos, que comprometam a saúde financeira da empresa, mas também não deve pensar em preços tão altos que afastem os clientes.

 

Passo 3: Observe as práticas do mercado

Reforçando o último tópico, utilize o mercado como seu termômetro. Seus preços devem ser  alinhados com as exigências de mercado. Existem diversas outras soluções no mesmo ramo, portanto, suas ofertas devem ser competitivas.

Porém, evite ao máximo fazer guerras de preços. É claro que existem momentos em que, por estratégia, você reduzirá os valores de venda, mas isso deve ser pensado com cautela para não prejudicar a empresa.

A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no que realmente importa: o seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” – Guilherme Silva

Vantagens de utilizar a planilha de precificação

Nossa planilha de precificação foi elaborada para ser usada de forma simples e funcional. Depois de ler o e-book e compreender os conceitos que envolvem precificação, esperamos que sua empresa alcance o ponto de equilíbrio entre preço, valor e margem de lucro. Realizar suas vendas com o preço certo vai trazer vantagens como:

  • Aumento dos lucros da sua empresa: sem uma composição de preços bem elaborada, os riscos de danos são muito maiores;
  • Aumento das vendas: com o preço certo, sua empresa se torna muito mais competitiva no mercado;
  • Otimização do planejamento financeiro: você terá uma perspectiva mais clara sobre o futuro da empresa;
  • Melhora da projeção: se você tem controle sobre os custos reais da empresa, consegue investir com mais segurança;
  • Compreensão das flutuações do mercado: em períodos de crise, você poderá lançar novos valores sem prejuízo;
  • Entendimento mais claro dos gastos da sua empresa: você saberá o que está pesando mais no seu orçamento e poderá buscar saídas alternativas;
  • Melhor previsibilidade de movimentações: isso permite fazer compras e administrar o estoque de forma mais assertiva. 
Baixe a Planilha de Precificação Cora

Quer saber mais sobre precificação de produtos?

Baixe agora mesmo o nosso kit gratuito de precificação (planilha + e-book) e acerte nos cálculos. 

Enquanto o e-book facilitará a sua compreensão de toda a parte teórica e técnica do processo, a planilha está pronta para receber os seus lançamentos e aplicar as fórmulas.

Garanta um crescimentos saudável para a sua empresa ao aplicar os preços certos. 


Cora Sociedade de Crédito Direto S.A – 37.880.206/0001-63
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2954 – Cj. 72 – Jardim Paulistano – São Paulo

Cora Pagamentos LTDA – 34.052.649/0001-78.
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2954 – Cj. 72 – Jardim Paulistano – São Paulo

Baixe agora a Planilha de Precificação

Preencha o formulário para receber o material gratuitamente em seu e-mail.